top of page
Buscar
  • Foto do escritorJonas Muro Gomes

Crônicas do "Borrachudo" - Mare Nostrum, regata de 500 milhas em Dupla nas Ilhas Baleares!

Regata: Mare Nostrum, 500 milhas em dupla no Mediterrâneo, Ilhas Baleares por Boreste.


Barco: Mini 6.50 n°654 "Borrachudo", com skipper Jonas M. Gomes (🇧🇷) e co-skipper Julian Robledo (🇦🇷)


Julian, amigo argentino morador de Barcelona e se bobear futuro minista de respeito! Excelente co-skipper. Gracias!


Foi minha melhor regata de Mini até agora!


Já conhecendo mais o barco, tendo um co-skipper para descansar bem e com condições de tempo muito boas, conseguimos cumprir todos os objetivos:

-Completar

-Não quebrar nada

-Usar sempre a combinação correta de velas

-Se divertir!


Largada com 15 nós+ de assimétrico grande, os barcos de última geração começaram a afastar na frente... mas durante a primeira noite o vento caiu e alcançamos boa parte da frota. Viamos três tempestades de raios ao redor (e aqui no Mediterrâneo, essas podem chegar com vento de 60nós+!) mas nenhuma chegou na frota... estava apreensivo mas o visual era lindíssimo!


Esse céu...


O dia seguinte foi de muita calmaria. Fizemos uma boa decisão tática de buscar um terral em Manorca e passamos uma boa galera que estava encalmada. Ainda aproveitamos o visual da ilha... vantagens de regatas de percurso!


Fomos junto com outro Pogo2, o n°539 "Les Temps de Cerises", da skipper francesa Eve, do mesmo modelo de barco de geração antiga que o "Borrachudo". Acabamos fazendo quase um Match Race com eles a regata toda - mesmas decisões táticas, velocidades similares, trocando de posição todo o tempo... não os perdemos de vista em momento nenhum e foi divertidíssimo!


Eve, com seu 539 nos deu trabalho e diversão a regata toda! Match-Race acirrado dos Pogo2


De Menorca a Ibiza tivemos uma alheta/través com 14 a 20 nós de vento, indo a milhão noite adentro com o assimétrico grande (e depois o médio). Alguns barcos dos mais novos começaram a nos passar, mas seguramos bem a frota!


No dia seguinte montamos as ilhas de Formentera e Ibiza, voando ainda até chegar ao Norte de Ibiza, onde pegamos uma calmaria de uma hora antes de encaixar num contravento fraco, que virou um través em seguida. O 539 tinha aberto 3 milhas de distância e tínhamos que tirar isso...


Ibiza custou a deixar a florilha ir embora... campo minado de calmaria!


A noite o través apertou para 20 nós. Íamos com nosso Code 0 pequeno com o barquinho a não menos de 8.5 nós com picos de 10~11 nós constantemente... lembrando que o Mini é um 21 pés!

Golfinhos apareceram para brincar um pouco na proa, a noite estrelada... Uma velejada maravilhosa!

Na manhã do último dia nenhum dos barcos - novos ou antigos - atrás de nós estava a menos que 5 milhas. A distância para o 539 tinha diminuído para 1.5 milha e o vento caiu para uma calmaria total, mudando para um popa raso de 10 nós em seguida...


Muito cuidado com o trimming e peso e de pouco em pouco alcançamos e passamos o nosso nêmesis da regata toda. Com a linha de chegada já perto e o resto das ameaças sob controle a 5 milhas, entramos em modo match race e mantivemos marcação do 539 até chegarmos, depois de 4 dias e 2 horas de regata.


Fomos os primeiros dos barcos de geração antiga,o quê nos rendeu o prêmio "Good Performance", e chegamos em 16° de 24 barcos, 20 desses de última geração e naturalmente mais velozes. Além desses, deixamos até alguns dos 9 Protótipos para trás!



Super regata, e me sinto prontíssimo para a próxima!

🥳🙌🏽

7 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post

© 2023 par Mini 6.50 Brasil. Créé avec Wix.com

bottom of page